Evolução das variáveis teórico-empíricas interdisciplinares associadas ao design no contexto do desenvolvimento de interfaces para ambientes virtuais de aprendizagem | Evolution of the interdisciplinary theoretical and empirical variables associated with the design in the development of interfaces for virtual learning enviroments
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v13i2.411Palabras clave:
Interdisciplinaridade, tecnologia da informação e comunicação, design, design learning, ambientes virtuais de aprendizagemResumen
A complexidade inerente ao desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e seus rudimentos tem sido foco de pesquisas desde que as tecnologias emergiram e se tornaram centro de diversas engrenagens socioculturais, acelerando o fluxo de informações. Neste sentido, o design vem sendo apontado como um dos elementos conciliadores deste cenário. Assim, a pesquisa interdisciplinar é um caminho adequado para melhor compreender a essência destes assuntos. A pesquisa tem como objetivo compreender a evolução, interdisciplinaridade e variáveis teórico-empíricas relacionadas ao desenvolvimento de interfaces para ambientes virtuais de aprendizagem e como o design influencia esse processo, identificando as escolas invisíveis, as possíveis lacunas e oportunidades de futuras pesquisas. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada com procedimentos de revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas, seguida de análise bibliométrica. Foram identificadas duas variáveis distribuídas em duas grandes áreas do conhecimento. Ao final, o artigo sugere novas pesquisas.
This article presents the results of the exploratory survey of systematic literature review procedures in electronic databases, followed by bibliometric analysis. For this, were considered two variables (theoretical and empirical) related to the development of interfaces for virtual learning environments and the influence of design in this process, aiming to understand the evolution and interdisciplinarity of these variables, identifying invisible schools, possible gaps and opportunities future research. Among other conclusions, the research presents in its results a direct relationship between design and technology in the development of virtual learning environments, as evidenced in interdisciplinary work, from areas as Computer Science, Engineering and Social Sciences.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribución 3.0 No portada (CC BY 3.0)