DOS LIVROS AOS TIPOS: um inventário gráfico da Tipografia do Zé | FROM BOOKS TO TYPES: a graphic inventory of Tipografia do Zé

Autores/as

  • Rafael Neder Universidade FUMEC, Centro Universitário SENAC-SP http://orcid.org/0000-0002-2234-4563
  • Gisela Belluzo de Campos Universidade Anhembi Morumbi Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v13i3.508

Palabras clave:

Design gráfico, tipografia, impressão, Flavio Vignoli, Tipografia do Zé.

Resumen

Este artigo tem como tema o resgate da impressão tipográfica na contemporaneidade pelo design gráfico brasileiro e como objeto a produção do designer Flavio Vignoli e da Tipografia do Zé. Buscou-se portanto, identificar e analisar as características da produção do designer, bem como discutir as motivações relacionadas ao seu envolvimento com a impressão tipográfica.

This work has as theme the letterpress printing revival on modern times in Brazilian
Graphic Design and as object the production by the Designer Flavio Vignoli and
“Tipografia do Zé” (Zé’s Letterpress Workshop). The research focused in to identify and
analyze the designer’s production characteristics, as well discuss the motives tied to his
involvement with the letterpress process.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Neder, Universidade FUMEC, Centro Universitário SENAC-SP

Rafael Neder é designer, professor e pesquisador. Seus principais focos de concentração são design de tipos,
tipografia e design de interação.
Mestre em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi, especialista em Marketing e Comunicação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH e designer gráfico graduado pela UEMG. Atua como professor desde 2004 e atualmente leciona na Universidade FUMEC (MG) nos cursos de Design, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda e no Centro Universitário SENAC (SP) na especialização em Tipografia. Tem trabalhos profissionais publicados em periódicos especializados e já foi agraciado em premiações nacionais e internacionais. Sua dissertação “A Prática Contemporânea da Impressão Tipográfica no Design Gráfico Brasileiro” foi selecionada como finalista no 29º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Gisela Belluzo de Campos, Universidade Anhembi Morumbi Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França; mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980). Realizou pesquisa de Pós- Doutorado em DesignGráfico na Universidade de Buenos Aires (2009). É pesquisadora e professora titular do Programa de Pós- Graduação: Doutorado e Mestrado da Universidade Anhembi-Morumbi atuando na linha de pesquisa Design, tecnologia e linguagem: interfaces. Lidera o Grupo de Pesquisa Design gráfico contemporâneo: linguagens e interfaces (Diretório de grupos de pesquisa CNPQ). Desenvolve pesquisa nas áreas de Artes Visuais e DesignGráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: design e linguagem gráfica na inter-relação entre produtos, suportes e meios; arte moderna e arte contemporânea: inter-relação entre discursos teóricos, processos e procedimentos

Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Neder, R., & de Campos, G. B. (2016). DOS LIVROS AOS TIPOS: um inventário gráfico da Tipografia do Zé | FROM BOOKS TO TYPES: a graphic inventory of Tipografia do Zé. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 13(3), 230–244. https://doi.org/10.51358/id.v13i3.508

Número

Sección

Artigos