Recursos diagramáticos aplicados ao desenho de esboço no processo de concepção projetual: Uma análise sob a perspectiva da psicologia da imagem | Diagram applied to sketches in the design process: An analysis from the perspective of psychology of representation
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v16i1.679Palabras clave:
Desenho de esboço, diagrama arquitetônico, análise gráficaResumen
Os desenhos de esboço são ferramentas muito próximas ao arquiteto durante o processo projetual, principalmente na sua fase de concepção, visto que o permite transmitir com agilidade a ideia mental. Levando em consideração que a concepção do projeto é, para muitos arquitetos, parte fundamental do processo, o foco deste estudo é dado à aplicação, quase sempre natural, de recursos diagramáticos, fundamentais para expressar e ordenar a complexa quantidade de informações inerentes ao projeto de arquitetura, nas suas diversas fases, nos desenhos de esboços, com o intuito de tornar a comunicação cada vez mais sintética, clarificando a ideia central a ser transmitida ao fruidor. Para a análise dos desenhos de esboço, foi desenvolvido um quadro, baseado nos estudo de psicologia da imagem e information design, que analisa os aspectos técnicos, comunicativos e cognitivos do desenho, levando em consideração a relação intrínseca entre a representação, a concepção e a percepção do projeto. O resultado da investigação sugere que cada desenho de esboço tem um propósito específico e um conceito a esclarecer, que é influenciado diretamente pelo tipo de representação, adotado por uma determinada percepção do arquiteto.
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Sketches are contiguous tools for architects during the design process, especially in the conception phase whereas they are able to convey agile a mental idea. Taking into account that to concept is, for many architects, a fundamental part of the process, the research focus is concerning the usage, often natural, of diagrammatic resources. These media are fundamental to express and to order the complex amount of information inherent in the architecture project, in its various phases, such as in sketches, for the purpose of becoming communication increasingly more synthetic. Toward sketches analysis, a chart was design, based on psychology of representation studies and information design. Both areas analyze technical, communicative and cognitive aspects of drawing, considering the intrinsic relation between the representation, the conception and the perception of the project. The result suggests that each sketch has a specific purpose and a concept to be clarified, which is directly influenced by the type of representation, adopted by a certain perception of the architect.
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