TRELA: desenvolvimento de uma ferramenta visual de relatoria para dinâmicas colaborativas de RGSs

Autores/as

  • Juliana Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Stephania Padovani UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i2.869

Resumen

O desenvolvimento de Representações Gráficas de Síntese (RGSs) em sala de aula é um sistema de ações e interações coletivas na síntese visual do conhecimento. Entretanto, sua dinâmica de construção em grupo é de registro dificultoso quando observada de forma externa pelas pesquisadoras. A fim de propiciar uma coleta de dados interna mediada por meio de um relator inserido no contexto das equipes e de obter uma visão expressiva e intimista dos principais momentos da construção da RGS, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta visual de relatoria. Para tal, foram realizadas duas experimentações com métodos de registro da literatura com alunos do terceiro ano da graduação em Design Gráfico da UFPR. Cada dinâmica propiciou a adaptação dos métodos e seu refinamento, o que norteou a criação de uma técnica de relatoria híbrida a ser validada futuramente junto a outras turmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Design | Design Gráfico

Stephania Padovani, UFPR

Departamento de Design | Design Gráfico

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

Oliveira, J. F. de, & Padovani, S. (2022). TRELA: desenvolvimento de uma ferramenta visual de relatoria para dinâmicas colaborativas de RGSs. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(2). https://doi.org/10.51358/id.v19i2.869

Número

Sección

Iniciação Científica