Barreiras informacionais e recomendações para a inclusão de pacientes em um serviço oncológico ambulatorial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i3.1010Resumo
Este artigo objetiva mapear as barreiras informacionais e propor recomendações para promoção da inclusão e acessibilidade com segurança e autonomia de pacientes em um serviço ambulatorial oncológico. Foi realizado um estudo exploratório por meio de um estudo de caso em um serviço ambulatorial oncológico brasileiro, que incluiu observação não participante. Os resultados foram categorizados em falhas na sinalização das instalações dos serviços, falta de recursos de comunicação alternativa, e falta de comunicação acessível considerando diversas necessidades. As principais barreiras observadas no serviço foram erro de entrada no serviço, chamada verbal/ pedido médico por escrito, e ausência de elementos arquitetônicos para acessibilidade. Foram propostas recomendações, buscando incluir toda a diversidade de pacientes, possibilitando que estes recebam informações e tomem suas próprias decisões no serviço de forma independente e segura. Todas as recomendações propostas buscaram olhar para as diferentes necessidades de maneira a tornar o serviço inclusivo.
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