Agência como modo de envolvimento com o design da informação
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i2.1017Resumo
Este artigo aborda a agência como o principal modo de envolvimento com o design da informação. Estamos particularmente interessados no design da informação em uma interface digital. Consideramos que a agência como um modo de envolvimento pode enquadrar a dimensão do design da informação em uma interface digital. Para isso, foi aplicado o método de leitura atenta para investigar como a interface suporta a agência em dois websites. O interesse pessoal, os pontos de contato e o processamento de informações foram utilizados como lentes analíticas. Os resultados sugerem que o envolvimento com o design da informação pela agência, apoia o projeto da informação em seu aspecto concreto. Por outro lado, o design da informação tende a facilitar todo o escopo da agência no recebimento desta interface. O domínio da ação é o mais evidente devido à dimensão tátil da interatividade e seu efeito imediato sobre a interface. Assim, o reconhecimento da importância do envolvimento por agência pode beneficiar tanto a análise quanto a produção do design da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciane Fadel, António Coelho
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)