Orientações propostas por não-designers para elaboração de Materiais Educativos Impressos na área da Saúde: compreensão do cenário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1048

Resumo

O processo de elaboração de Materiais Educativos Impressos (MEI) na saúde exige a definição adequada de métodos e instrumentos que norteiam a sua elaboração. Determinados conteúdos dos MEI podem favorecer aos usuários uma melhor compreensão de sua saúde e doenças, e por isso o apoio eficiente dos princípios do Design da Informação podem favorecer este contexto. O estudo visou identificar, por meio da revisão integrativa, referenciais para desenvolvimento de MEI da saúde, analisados à luz do Design da Informação. Realizou-se uma revisão integrativa mediante busca no Portal de Periódicos da CAPES. Dessa forma elaborou-se quadros sinópticos com identificação de duas categorias: 1) Referencial de elaboração de MEI por profissionais de Saúde, e 2) Cenário da elaboração de MEI por profissionais da saúde no Brasil. Os resultados evidenciaram a necessidade da aproximação com o Design da Informação e oferecem subsídios para construção de conhecimentos e estratégias mais eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielder Fábio de Freitas, Escola de Saúde Pública do Ceará

Doutor e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); bacharel em Design pela Faculdades Nordeste - Fanor. Foi líder do Time de Design do Laboratório de Inovação no SUS do Ceará - Felicilab. Atua no desenvolvimento de metodologias para Inovação, Gestão da Informação, Transformação Digital e Soluções Digitais nas Políticas Públicas do Estado do Ceará, em destaque, na Saúde Digital. É pesquisador integrante do grupo de pesquisa de Design da Informação (CNPq) da UFPE.

Hans da Nóbrega Waechter, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Desenho Industrial I Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), Mestrado em Comunicación Audiovisual - Universidad Autónoma de Barcelona (2000) e Doutorado em Comunicación Audio-visual - Universidad Autónoma de Barcelona (2004). Atualmente é membro do colegiado do PPG em Design da Universidade Federal de Pernambuco, líder do Grupo de Pesquisa Design e Gênero CNPq UFPE, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação CNPq UFPE, Professor Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área do Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes ramos: design da informação, design editorial, design de moda, design e gênero, memória gráfica e linguagem gráfica.

Solange Galvão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), doutorado em Typography & Graphic Communication pela The University of Reading (1998). Professora Associada IV da Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE. Líder dos grupos de Pesquisa em Design da Informação e RIDE ? Rede Internacional em Design/Educação. Atualmente é membro da The Ephemera Society; do Comitê Científico do Archives George Henry Luquet, França; do Comitê Científico da InfoDesign e Estudos em Design; da Sociedade Brasileira de Design da Informação ? SBDI; da Associação Brasileira Ergonomia; da International Society for Education Through Art e consultora Ad Hoc do CNPq. Tem experiência na área de Design da Informação, Linguagem Gráfica, Design/Educação, Memória Gráfica e Artefatos Educacionais.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Freitas, R. F. de, Waechter, H. da N., & Coutinho, S. G. (2023). Orientações propostas por não-designers para elaboração de Materiais Educativos Impressos na área da Saúde: compreensão do cenário. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 20(1). https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1048

Edição

Seção

Artigos