Emoção e aprendizado em jogos digitais: um estudo de caso com crianças de uma ONG em Parnamirim, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1123Resumo
Neste estudo, foram examinados os princípios relativos à análise de esquemas lúdicos em jogos digitais, com ênfase na coleta de dados sobre a percepção de aprendizado e emoções de crianças (7–11 anos) em situação de vulnerabilidade social em Parnamirim, Brasil. Realizaram-se duas sessões de grupo focal, sendo uma delas conduzida com um questionário. Após interpretação dos dados mediante análise de conteúdo, concluiu-se que as crianças percebem emoções e reconhecem inteligências múltiplas durante a interação com os jogos relatados, identificando mecânicas e momentos específicos associados a essas emoções. Como descoberta secundária, observou-se que a sessão adaptada, com cartas ilustrativas desenvolvidas baseadas em respostas anteriores das crianças, apresentou desempenho superior em questões sobre aprendizados. A interligação entre o aprendizado e o nível de engajamento do indivíduo, sendo o engajamento intrinsecamente ligado às emoções, é evidenciado através da percepção dos próprios participantes. Concluiu-se por literatura e demonstração prática que essa interação existe e pode ser benéfica para o aprendizado de diferentes habilidades, sendo a coleta desses dados importante para a priorização da necessidade dos sujeitos no fazer e pensar design e para o processo educacional. A adaptação com as cartas, conforme as necessidades do grupo, fomenta maior interação e envolvimento, alinhando-se à noção construtivista de participação das crianças na pesquisa, conhecimento cujo presente estudo visa contribuir.
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