Democratização da visualização de dados: um estudo de caso de uma intervenção urbana interativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1168

Resumo

Partindo da premissa de que a participação popular é essencial para o exercício da democracia, este estudo explora o potencial de um processo colaborativo de produção e visualização de dados por meio de uma intervenção urbana no sistema de transporte público da capital brasileira. Com base nas experiências observadas, constatou-se que práticas colaborativas como intervenções urbanas não são comuns, mas possibilitaram a participação de pessoas de diferentes idades e origens. Os participantes se sentiram conectados ao tema, entenderam as etapas a serem seguidas e colaboraram não apenas na criação de uma visualização de dados, mas também na reflexão e interpretação das informações coletadas. Concluiu-se que o uso de processos participativos pode possibilitar a coleta de informações valiosas sobre o que as pessoas esperam de um determinado serviço público e, ainda, colocá-las no papel de sujeitos ativos que interpretam, questionam e agem sobre a sociedade em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neily Baeza Manteiga, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Design de Comunicação Visual pelo Instituto Superior de Design (ISDi) da Universidade da Havana (2018). Atualmente é mestranda do PPGDesign no Departamento de Design da UnB e membro do grupo de pesquisa Design, Infomação e Interação do PPGDesign UnB. Projeto de pesquisa "Compreender o campus universitário através da sinalização. Estudo de caso do sistema wayfinding do Campus Darcy Ribeiro da UnB".

Tâmer Arantes Venancio, Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Design na Universidade de Brasília, UnB, formado na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, UFRJ, em Desenho Industrial, Projeto de Produto (2014). Atuei como UX Writer na Recontainer Brasil de janeiro de 2022 à junho de 2023, e previamente atuei como UX Writer na Criptostorm, uma casa de análise com foco em criptomoedas, de novembro de 2020 até dezembro de 2021. Em 2020, iniciei estudos em Experiência da pessoa Usuária (UX), e busquei me especializar em UX Writing. Desde então, continuo me aprofundando em UX Writing, Design da Informação e Blockchain. De 2015 a 2019, me dediquei à produção de mobiliário em madeira maciça em oficinas de marcenaria e estúdios de Design.

Thais Andrade Vivas, Universidade de Brasília (UnB)

Designer, graduada pela Universidade de Brasília. Habilitação: Projeto de Produto. Trabalha com design educacional, com ênfase em objetos de aprendizagem para educação a distância. Sua trajetória profissional contempla a elaboração de materiais didáticos, visualização de dados e práticas de design colaborativo para formação em orçamento público e direitos humanos, bem como para participação social (Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos). Possui experiência profissional na educação pública e na privada. Sua trajetória acadêmica contempla estudos em design colaborativo, design difuso e identidade. Possui certificações em educomunicação, educação midiática, educação maker, comunicação baseada em dados e em gestão da comunicação e pessoas envolvidas na gerência de projetos.

Virgínia Tiradentes Souto, Universidade de Brasília (UnB)

Professora titular do Departamento de Design do Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. É doutora e mestre em Tipografia e Comunicação Gráfica pela Universidade de Reading, Reino Unido, com pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Engenharia de Gestão do Conhecimento (PPG EGC) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Ela também é membro do programa de pós-graduação em Design (PPG Design) da UnB. É líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação da UnB (desde 2008), além de revisora de diversos periódicos. Suas principais áreas de interesse são criatividade e inovação em design, design de informação e design de mídia digital, e diferenças de gênero em design.

Tiago Barros Pontes e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Associado do Departamento de Design da Universidade de Brasília (UnB), Brasil. Enquanto pesquisador do PPG Design, atua nas áreas de Ergonomia Cognitiva, Design de Interação, da Informação e de Jogos Sérios, com foco em tarefas cognitivas complexas, ubiquidade, portabilidade, segurança, saúde, aprendizagem e ludicidade. Doutor em Arte pela Universidade de Brasília na linha de Arte e Tecnologia, na qual realizou uma pesquisa no campo da Arte Computacional Evolutiva sobre Vida Artificial, emergência e complexidade efetiva. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada a ambientes e interfaces, na qual estudou a apresentação da informação em artefatos portáteis. Bacharel em Design formado nas Habilitações de Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Baeza Manteiga, N., Arantes Venancio, T., Andrade Vivas, T., Tiradentes Souto, V., & Silva, T. B. P. e. (2024). Democratização da visualização de dados: um estudo de caso de uma intervenção urbana interativa. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1168

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)