Teoria das Representações Sociais como ferramenta metodológica nos processos de Design
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v10i3.204Palavras-chave:
teoria das representações sociais, metodologia, designResumo
Este artigo apresenta as possibilidades de aplicação a Teoria das Representações Sociais no campo do Design da Informação, particularmente no desenvolvimento de artefatos cujas interfaces estejam de alguma forma vinculadas às vivências dos indivíduos nos grupos sociais nos quais estejam inseridos. Descreve os resultados obtidos com a confecção de um jogo de tabuleiro ambientado e configurado para ensinar e valorizar o sentimento de pertencimento a um bairro histórico e socialmente relevante da Zona do Sul do Recife, capital do estado de Pernambuco, e aponta a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiarDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-02-03
Como Citar
Maia Monteiro, M. C., & Botelho Barreto Campello, S. R. (2014). Teoria das Representações Sociais como ferramenta metodológica nos processos de Design. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(3), 274–292. https://doi.org/10.51358/id.v10i3.204
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)