A cognição no processo de Design

Autores

  • Tiago Barros Pontes e Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i3.359

Palavras-chave:

design, cognição, heurísticas, método

Resumo

O objetivo do presente relato é o de apresentar uma abordagem de compreensão do processo de Design a partir do referencial da Psicologia Cognitiva, especialmente ancorados em modelos de arquitetura cognitiva e em abordagens de resolução de problemas, visando sugerir um processo de metacognição para os projetistas. É apresentada uma abordagem de Design enquanto processo de resolução de problemas, incluindo heurísticas comuns em processos de Design, as suas naturezas de análise e síntese e contribuições da Psicologia Cognitiva em processos de metacognição e criatividade. 

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Biografia do Autor

Tiago Barros Pontes e Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Brasília desde 2006, atua na área de Design de Interação com foco em sistemas complexos, interfaces para web, portabilidade, ubiquidade, redes sociais e jogos. Doutor em Arte pela Universidade de Brasília na linha de Arte e Tecnologia, na qual realizou uma pesquisa no campo da Arte Computacional Evolutiva sobre Vida Artificial, sistemas autopoiéticos e emergência a partir de um Sistema Complexo Adaptativo concebido por Algoritmos Genéticos e Inteligência Artificial em Enxame. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada à ambientes e interfaces, onde estudou a apresentação da informação em artefatos portáteis a partir do repertório teórico e metodológico da Psicologia Cognitiva. Bacharel em Design formado nas Habilitações de Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Silva, T. B. P. e. (2015). A cognição no processo de Design. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(3), 318–335. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.359

Edição

Seção

Artigos