Design de tipos e ensino: uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v5i2.58Palavras-chave:
resenha, livro, tipografia, mecotipo, desenho, metodologiaResumo
Buggy. O MECOTipo: método de ensino e desenho
coletivo de caracteres tipográficos. Olinda: Tipos do
Acaso, 2007.
O livro apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pósgraduação em Design da UFPE, onde o autor propõe uma metodologia específica para o ensino da disciplina de tipografia em cursos de design gráfico, tendo como objetivo o desenho coletivo de caracteres tipográficos. A proposta baseia-se em um extenso levantamento bibliográfico sobre design de tipos realizado pelo autor, e em suas experiências em sala de aula, como professor de tipografia. A metodologia apresentada consiste, segundo Buggy, em um “método introdutório que propõe um meio de avaliação intimamente ligado a um sistema de exercícios capaz de estimular designers em formação a exercitar o desenho tipográfico através de experimentos” (p.14-15). O livro é dividido em seis capítulos: apresentação do método, parâmetros teórico/metodológicos, parâmetros práticos, programa de aulas e sistema de avaliação. Ao final da obra, o autor apresenta o levantamento bibliográfico sobre tipografia usado na elaboração da pesquisa. O texto é redigido em linguagem técnica, mas de fácil acesso, tendo como públicoalvo estudantes de design.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Mariano, F. (2010). Design de tipos e ensino: uma proposta metodológica. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(2), 75–78. https://doi.org/10.51358/id.v5i2.58
Edição
Seção
Resenha
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)