Design de tipos e ensino: uma proposta metodológica

Autores

  • Fabio Mariano Senac-SP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v5i2.58

Palavras-chave:

resenha, livro, tipografia, mecotipo, desenho, metodologia

Resumo

01_150
Buggy. O MECOTipo: método de ensino e desenho
coletivo de caracteres tipográficos.
Olinda: Tipos do
Acaso, 2007.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pósgraduação em Design da UFPE, onde o autor propõe uma metodologia específica para o ensino da disciplina de tipografia em cursos de design gráfico, tendo como objetivo o desenho coletivo de caracteres tipográficos. A proposta baseia-se em um extenso levantamento bibliográfico sobre design de tipos realizado pelo autor, e em suas experiências em sala de aula, como professor de tipografia. A metodologia apresentada consiste, segundo Buggy, em um “método introdutório que propõe um meio de avaliação intimamente ligado a um sistema de exercícios capaz de estimular designers em formação a exercitar o desenho tipográfico através de experimentos” (p.14-15). O livro é dividido em seis capítulos: apresentação do método, parâmetros teórico/metodológicos, parâmetros práticos, programa de aulas e sistema de avaliação. Ao final da obra, o autor apresenta o levantamento bibliográfico sobre tipografia usado na elaboração da pesquisa. O texto é redigido em linguagem técnica, mas de fácil acesso, tendo como públicoalvo estudantes de design.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Mariano, Senac-SP

Fabio Mariano é designer habilitado em comunicação visual pela Unifacs (2007), tendo sido membro
pesquisador do grupo A Casa do Tipo, em Salvador. Atualmente é designer gráfico da Fonte Design, em
São Paulo, e desenvolve pesquisa com o tema “Variações Tipográficas” no Grupo de Pesquisa em
Tipografia e Linguagem Gráfica do Centro Universitário Senac, onde é aluno do programa de mestrado em
design.

Como Citar

Mariano, F. (2010). Design de tipos e ensino: uma proposta metodológica. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(2), 75–78. https://doi.org/10.51358/id.v5i2.58

Edição

Seção

Resenha