Diretrizes para o design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem voltadas a usuários com baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i1.831

Palavras-chave:

acessibilidade, baixa visão, design de interfaces, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa descreve o processo de elaboração de um conjunto de 23 diretrizes para design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, voltadas aos estudantes com baixa visão. As diretrizes foram elaboradas de forma colaborativa e centrada no usuário, contando com a colaboração de 12 estudantes com baixa visão (de níveis diversos), 3 especialistas em acessibilidade e 5 desenvolvedores e designers de web sites. A partir do levantamento de necessidades dos estudantes, os especialistas em acessibilidade geraram um protocolo de navegação para os estudantes com baixa visão, o que permitiu identificar suas dificuldades. A partir disso, o conjunto de diretrizes foi sucessivamente refinado de forma colaborativa entre os especialistas em acessibilidade e os designers e programadores, resultando num conjunto que é apresentado ao final deste artigo. Ainda que a maioria das diretrizes listadas nesta pesquisa não representem novidade em termos de design de interfaces, o fato de elas terem sido agrupadas em torno das necessidades dos usuários com baixa visão representa um avanço, pois facilita o uso destas diretrizes por desenvolvedores que não são especialistas no assunto.

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Publicado

2021-09-09 — Atualizado em 2021-12-20

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Como Citar

Kulpa, C. C., Perry, G. T., & Amaral, F. G. (2021). Diretrizes para o design de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem voltadas a usuários com baixa visão. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.831 (Original work published 9º de setembro de 2021)

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