Análise emocional de produtos de design baseada em expressão facial
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v7i3.96Palavras-chave:
Design emocional, reconhecimento facial, expressões emocionais, método de análiseResumo
Este artigo trata da descrição de um método de análise de produtos baseado na coleta de informações sobre o estado emocional de sujeitos através de reconhecimento de emoções baseado em modificações da face. Fundamentado na classificação de Donald Norman sobre os níveis de interação dos objetos de design com o ser humano, o artigo apresenta um modelo de análise que pode ser usado para obter informações sobre o nível reativo de design. Propõe o uso de Facial Action Coding System através de técnicas automatizadas de reconhecimento facial de forma a reduzir a subjetividade e garantir a praticidade de uso em aplicações dentro e fora de ambientes controlados. Conclui indicando os passos necessários ao desenvolvimento do método a ser aplicado em análise de produtos no mercado brasileiro e iniciando uma discussão acerca dos aspectos culturais do conceito de satisfação no uso de um produto de design.
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Publicado
2011-07-15
Como Citar
Almeida, C. S. de. (2011). Análise emocional de produtos de design baseada em expressão facial. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(3), 19–27. https://doi.org/10.51358/id.v7i3.96
Edição
Seção
Artigos
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Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)