Design da informação, modelos mentais e a gestão da inovação: articulações possíveis
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v8i3.152Palavras-chave:
design da informação, modelos mentais, gestão da inovaçãoResumo
Este artigo é um ensaio acadêmico, que tem como objetivo evidenciar potencialidades negligenciadas de integração do design da informação à gestão da inovação. Apresenta-se como base revisão bibliográfica no âmbito de três campos: design da informação, cognição, e gestão da inovação. A revisão é organizada de modo entrelaçado, e seguida de discussão crítica. A perspectiva gerencial da inovação tecnológica é introduzida, e o design da informação discutido como uma atividade transversal em três diferentes papéis:(1) como atividade de apoio à produção de sentido e redução da assimetria de informações, (2) como ferramenta para a triangulação de métodos e resultados, e (3) como promotor da aprendizagem situada. Os efeitos do design da informação em diferentes tipos de modelos mentais de usuários e designers são discutidos em relação a estes papéis. Requisitos, limitações e potencialidades para os diferentes modos de integração são evidenciados e discutidos.
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