Descrevendo formas tipográficas: a resposta de um designer

Catherine Dixon

Resumo


Este trabalho fornece uma visão geral de um estudo investigativo pragmático iniciado a partir de uma pesquisa de doutorado e discorre sobre práticas de design e pedagogia. Inserido no contexto de áreas como a Tipografia e o Design da Informação e com fortes relações com a história do Design, tal estudo enfatiza a exploração de metodologias alternativas de pesquisa em design na composição de um produto carregado de significado pedagógico.
A questão tratada no estudo refere-se ao alcance limitado dos sistemas existentes de classificação de caracteres na descrição correta de uma grande diversidade de formas presentes na prática atual de desenho de tipos e, portanto, das recentes aquisições de um tradicional acervo didático, em Londres.
Surpreendentemente, analisar esta questão proporcionou utilizar-se a própria prática do pesquisador como metodologia na gestão de pesquisa subsequente e na organização e geração de novos conhecimentos através do emprego de métodos de administração de informação visual.
Uma das principais conseqüências da pesquisa foi a criação de um novo modelo de descrição de formas tipográficas, que será descrito em termos de sua operação, divergência dos modelos existentes e seu potencial de aplicação. 

[ Download ]


Palavras-chave


Desenho de tipos; classificação; sinalização; tipografia

Apontamentos

  • Não há apontamentos.