Recomendações sobre design informacional aplicado em motion graphics
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v11i1.231Keywords:
motion graphics, design da informação, infográficoAbstract
Tendo sua origem no cinema, o motion graphics tornou-se uma linguagem audiovisual bastante difundida a partir dos anos 1990 devido ao avanço tecnológico na área da computação gráfica. É caracterizado por concentrar-se em uma área de criação que permite a combinação e manipulação de ilustrações, elementos gráficos, fotografia e vídeos, num determinado espaço-tempo unido ao uso de música e efeitos sonoros. Neste contexto, o presente artigo relata a pesquisa que objetivou identificar se, para o público jovem, o motion graphicstransmite informações com maior efetividade do que um material estático. Também buscou-se compreender o processo de criação e concepção do motion graphics, tendo o intuito de futuramente formular um guia para os profissionais da área a fim de auxiliá-los no processo de organização visual e cognitiva da mensagem em projetos desse tipo. Para alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa d e caráter misto, do tipo exploratória, utilizando dados quantitativos obtidos a partir de um questionário fechado aplicado a alunos de Ensino Médio e informações qualitativas provindas de dois focus group com estudantes de Design. Constatou-se que há diferenças na percepção de informações estáticas em comparação às animadas (motion graphics) e que o motion designer, ao projetar uma animação,deve ter primor na aplicação dos princípios básicos que concernem o design da informação.
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