Análise semiótica da interação do usuário com a utilização da plataforma Pinterest em pesquisas de moda | Semiotic analysis of user interaction with a use of the Pinterest platform in fashion research
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v16i1.682Keywords:
Pinterest, Pesquisa de Moda, Análise Semiótica, Usuário.Abstract
O Pinterest tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada por profissionais da área de criação, por possibilitar, sobretudo o armazenamento, a organização e a agilidade na pesquisa de referências visuais. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é realizar uma análise semiótica, com base no modelo semiótico greimasiano, para verificar como ocorre a interação do usuário com a interface da plataforma em questão durante o processo de pesquisas visuais no desenvolvimento de produtos de moda. Buscou-se também, verificar como ocorre o percurso gerativo de sentido na interação do usuário com o Pinterest, como se organizam os elementos no plano de expressão e qual o objeto de valor oferecido pela plataforma aos usuários. Para alcançar esses objetivos, fez-se uso de uma análise qualitativa bibliográfica e descritiva. Apesar dos bons resultados encontrados com a utilização da plataforma pelo usuário, compreende-se que a plataforma não foi configurada por seus criadores como forma exclusiva de pesquisa de moda e que estudos na área de análises semióticas de plataformas como o Pinterest seriam relevantes para o desenvolvimento de ferramentas digitais que atendam especificamente as atividades de profissionais de criação no âmbito de pesquisa de moda e gestão visual.
*****
Pinterest has become a tool used by most professionals in the field of creation, since it enables storage, organization and agility in the search for visual references. In this way, the objective of the present research is to perform a semiotic analysis, based on the greimasiano semiotic model, to verify how the user interaction with the interface of the platform in question occurs during the process of visual researches in the development of fashion products. It was also sought to verify how the generative path of meaning in the user interaction with Pinterest occurs. To achieve these objectives, a qualitative bibliographical and descriptive analysis was used. From the results found, it was understood that studies in the area of semiotic analysis of platforms such as Pinterest would be relevant for the development of digital tools that specifically meet the activities of creative professionals in the field of fashion research and visual management.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)