A relação do usuário surdo com a tipografia em movimento nos materiais educacionais em Libras: um estudo por meio do rastreamento ocular | The relation of the deaf user with type in motion in educational materials in Brazilian Sign Language: a study with ocular tracing
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v17i1.719Keywords:
mídias digitais, tipografia em movimento, design centrado no usuário, usuário surdo, rastreamento ocularAbstract
As tecnologias de informação proporcionaram avanços na comunicação para usuários com necessidades especiais, tais como os surdos, que utilizam a língua de sinais (LIBRAS) para trocar informações. Atualmente, é obrigatória a oferta de ensino bilíngue (Libras – Português) aos alunos surdos. Em materiais educacionais digitais para deficientes auditivos é comum identificar o conteúdo sendo apresentado por diferentes elementos de mídia, como vídeos, imagens e texto em movimento de maneira simultânea. Desta forma, o presente artigo verificou os principais focos de atenção do usuário surdo tendo em vista a tipografia em movimento em materiais didáticos bilíngues. Para tanto, realizou um estudo por meio do rastreamento ocular com o auxílio do equipamento eye trackingna interação de um usuário surdo com conteúdos educacionais desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES) juntamente com uma entrevista. Como resultado percebeu-se a dificuldade na compreensão das informações simultâneas, a preferência pelo conteúdo apresentado em Libras, bem como a possibilidade de melhorias nos materiais didáticos destinados ao público surdo.
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Information technologies have provided advances in communication for users with special needs, such as deaf people, who use sign language to exchange information. Currently, the offer of bilingual education in Brazil is compulsory for deaf students. In digital educational materials for the hearing impaired is common to identify the content being presented by different media elements, such as videos, images and moving text simultaneously. Therefore, the present paper verified the main attention focuses of the deaf user in view of the typography in motion in bilingual didactic material. To do so, a study was carried out using ocular tracking with the aid of eye-tracking equipment in the interaction of a deaf user with educational content developed by the National Institute of Education for the Deaf (INES - Brazil) together with an interview. As a result, the difficulty in understanding the information presented by different elements of the media simultaneously was perceived. Also, the preference for the content presented in Libras was identified, as well as the possibility of improvements in the didactic material destined to the deaf public.
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