Tipografia Inclusiva para Terceira Idade | Inclusive Typography for Seniors
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v17i2.817Keywords:
tipografia, inclusão, terceira idadeAbstract
O idoso brasileiro enfrenta vários problemas que se relacionam, desde o processo de envelhecimento e suas questões biológicas até a organização da sociedade, como a Qualidade de Vida e a escolaridade. Muitos projetos tentam compensar os efeitos negativos do envelhecimento, dentre esses, as Universidades para a Terceira Idade. Um dos principais artefatos empregados nessas instituições são os materiais didáticos que servem de apoio ao aprendizado. Se não forem planejados adequadamente, os problemas fisiológicos e sociais tornarão esses artefatos excludentes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os elementos tipográficos e apontar quais as principais características para produzir artefatos gráficos inclusivos. Para tal, foi realizada uma pesquisa experimental com testes tipográficos comparativos em 88 voluntários. Os resultados apontam que a escolaridade interfere na percepção e compreensão dos estilos tipográficos e fontes com traços com pouca modulação e com elementos de diferenciação são mais inclusivos.
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The elderly Brazilian faces several problems that vary from the aging process and its biological issues to the organization of society, such as Quality of Life and education. Many projects try to compensate for the negative effects of aging like Universities for the Elderly. One of the main artifacts used in these institutions is the teaching materials that support learning. If not carefully planned, physiological and social problems will make these artifacts excluding. In this sense, the objective of this study was to analyze the typographic elements and to point out which are the main characteristics to produce inclusive graphic artifacts. To this end, an experimental research was carried out with comparative typographic tests on 88 volunteers. The results show that schooling interferes in the perception and understanding of typographic styles and fonts with little modulation and with elements of differentiation are more inclusive.
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