Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142Palabras clave:
metodologia de design editorial, adaptação inclusiva, deficientes visuaisResumen
O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia para adaptar representações gráficas de um produto editorial para crianças com deficiência visual congênita, ou seja, aquelas que já nasceram com a deficiência ou a adquiriram até os cinco anos de idade. As pesquisas teóricas elucidaram o assunto e a pesquisa de campo observacional com as crianças foram imprescindíveis para a efetivação do projeto inclusivo. Utilizando técnicas de produção gráfica diferenciadas e independentes do método braile, o projeto de adaptação inclusiva visa estimular as habilidades sinestésicas necessárias à pré-alfabetização – a partir de pesquisa, identificação e análise de materiais direcionados – através da tradução intersemiótica para posterior adaptação gráfica.Descargas
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Publicado
2013-05-07
Cómo citar
Adam, D. L., & Calomeno, C. (2013). Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(3), 201–215. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142
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Iniciação Científica
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