Shorumê, a história do monstro de lixo: uma perspectiva de aplicação do design participativo no projeto de animações educacionais
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v8i3.150Palabras clave:
animação educacional, processo de design, design participativoResumen
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma animação educacional sobre o lixo doméstico a ser utilizada como instrumento de ensino em salas de aula. O projeto, relativo ao Trabalho de Conclusão do Curso de Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná, consistiu em quatro etapas: (1) fundamentação teórica; (2) adaptação de um modelo de design participativo; (3) produção da animação; e (4) reflexão sobre o resultado alcançado. No método de design empregado, com base teórico-metodológica do Design da Informação e do Cinema de Animação, destaca-se a participação do público em algumas de suas etapas. Considera-se que essa participação refletiu de maneira positiva nos resultados obtidos quanto à apreciabilidade e compreensibilidade da animação educacional desenvolvida. Dessa forma, este artigo vem reiterar a importância do design participativo em projetos de Design da Informação.
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