Desenhando na escuridão
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v10i2.190Palabras clave:
geometria para cegos, recursos didáticos virtuais, ensino de geometriaResumen
Embora a educação de pessoas com deficiência venha recebendo atenção crescente nas ultimas décadas, muito pouco se tem encontrado, quando o mote da inclusão refere-se ao desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inclusivos (AVA-I). Nesse cenário, trata-se neste artigo da educação de pessoas com deficiência visual séria ou cegueira total, e a inclusão digital destes, a partir do ensino via AVA´s inclusivos. Essa tarefa importante e complexa é ampliada quando o tema a ser abordado é trata da geometria. O artigo aborda um projeto em desenvolvimento que visa levar a geometria plana e tridimensional a estudantes com deficiência visual através de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), trazendo conceitos, técnicas e conteúdos por meio de recursos hipermidiáticos, adaptando-os aos conceitos da acessibilidade e do Desenho Universal. Os resultados obtidos na pesquisa são aqui tratados com detalhes, incluindo as estruturas que originam as telas do Ambiente Virtual, bem como a fundamentação que apoia as proposições.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-14
Cómo citar
Villarouco, V., & Flores, A. R. B. (2013). Desenhando na escuridão. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 157–175. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.190
Número
Sección
Artigos
Licencia
Atribución 3.0 No portada (CC BY 3.0)