Design e tratamento jornalístico na produção de infovis: apresentação de um modelo para análise de infográficos on-line

Autores/as

  • Júlia Rabetti Giannella Universidade de São Paulo
  • Sandra Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v11i3.284

Palabras clave:

infovis, análise de conteúdo, unitização

Resumen

O termo infovis designa um produto midiático que conjuga as qualidades interativas de um infográfico on-line com o processo de visualização da informação para apresentar dados complexos e disponibilizá-los ao acesso de leitores de informações jornalísticas. O método de análise de conteúdo permite que características relativas a tecnologias de produção, tratamentos visual e jornalístico da informação e graus de interação com usuários sejam identificadas e quantificadas para se estabelecer o estado da arte da infografia em sua transição dos meios impressos para os digitais. O presente artigo apresenta e descreve as etapas de construção de um modelo de análise deinfovis – infográficos interativos com base em dados – que possa servir de inspiração a futuras análises de produtos midiáticos semelhantes.

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Biografía del autor/a

Júlia Rabetti Giannella, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Possui interesse investigativo em Design da Informação, Design de Interface, Visualização de dados e Cartografia digital.

Sandra Souza, Universidade de São Paulo

Livre-docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de Propaganda e Publicidade, Comunicação Visual e Marketing, em graduação e pós-graduação, e lidera o GEIC, Grupo de Estudos da Imagem em Comunicação.

Publicado

2014-12-26

Cómo citar

Rabetti Giannella, J., & Souza, S. (2014). Design e tratamento jornalístico na produção de infovis: apresentação de um modelo para análise de infográficos on-line. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(3), 305–319. https://doi.org/10.51358/id.v11i3.284

Número

Sección

Artigos