Uso de Hipermídia Adaptativa no ensino de Design da Informação
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v4i2.41Palabras clave:
hipermídia adaptativa, design da informação, design instrucionalResumen
A representação espacial e a orientação pelo espaço têm se tornado cada vez mais complexos com o desenvolvimento da humanidade. Por isso, mapas e wayfinding são uma grande fonte de estudos para o design da informação. Esse artigo propõe a formulação de um curso virtual sobre mapas e wayfinding com a utilização de hipermídia adaptativa. Os assuntos abordados tanto em mapas quanto em wayfinding estão intimamente relacionados, principalmente quando apresentados do ponto de vista do design. Visto que o conteúdo do curso é dividido em duas grandes seções que possuem muito em comum, idealizou-se um curso virtual que, através da navegação adaptativa, visa a tornar o processo de aquisição da informação mais eficiente. O uso de técnicas de hipermídia adaptativa viabiliza que um material instrucional se mostre diferente para cada tipo de aluno que o utilize. Isto se torna particularmente importante quando se quer prevenir problemas de desorientação entre aqueles que navegam por um curso virtual. Estas técnicas evitam que o aluno seja levado a ler sobre assuntos já analisados pelo mesmo e como as opções de navegação são alteradas conforme os estados cognitivos do aluno.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2010-09-21
Cómo citar
Reis, M. P. S., & Monat, A. S. (2010). Uso de Hipermídia Adaptativa no ensino de Design da Informação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 4(2), 50–55. https://doi.org/10.51358/id.v4i2.41
Número
Sección
Iniciação Científica
Licencia
Atribución 3.0 No portada (CC BY 3.0)