Uso de Hipermídia Adaptativa no ensino de Design da Informação

Autores

  • Maria Paula S. Reis Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Andre S. Monat University of East Anglia, na Inglaterra

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v4i2.41

Palavras-chave:

hipermídia adaptativa, design da informação, design instrucional

Resumo

A representação espacial e a orientação pelo espaço têm se tornado cada vez mais complexos com o desenvolvimento da humanidade. Por isso, mapas e wayfinding são uma grande fonte de estudos para o design da informação. Esse artigo propõe a formulação de um curso virtual sobre mapas e wayfinding com a utilização de hipermídia adaptativa. Os assuntos abordados tanto em mapas quanto em wayfinding estão intimamente relacionados, principalmente quando apresentados do ponto de vista do design. Visto que o conteúdo do curso é dividido em duas grandes seções que possuem muito em comum, idealizou-se um curso virtual que, através da navegação adaptativa, visa a tornar o processo de aquisição da informação mais eficiente. O uso de técnicas de hipermídia adaptativa viabiliza que um material instrucional se mostre diferente para cada tipo de aluno que o utilize. Isto se torna particularmente importante quando se quer prevenir problemas de desorientação entre aqueles que navegam por um curso virtual. Estas técnicas evitam que o aluno seja levado a ler sobre assuntos já analisados pelo mesmo e como as opções de navegação são alteradas conforme os estados cognitivos do aluno.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paula S. Reis, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Aluna de graduação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de
Janeiro, com habilitação em Projeto de Produto e Programação Visual. Ganhadora do prêmio
Américo Piquet da Uerj, por seu desempenho no ingresso à universidade. Foi bolsista de iniciação
científica, apoiada pela Faperj no período de agosto de 2006 a julho de 2007, quando desenvolveu
este projeto. Atualmente estagia com Gloria e Bitiz Afflalo na empresa a+a|design.
 

Andre S. Monat, University of East Anglia, na Inglaterra

Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e fez seu mestrado em
engenharia de sistemas e computação pela COPPE/UFRJ. Na mesma área, realizou seu
doutorado na University of East Anglia, na Inglaterra.
É professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1984 e desde 2000 é professor
das cadeiras de física e matemática na Escola Superior de Desenho Industrial e também professor
do programa.

Publicado

2010-09-21

Como Citar

Reis, M. P. S., & Monat, A. S. (2010). Uso de Hipermídia Adaptativa no ensino de Design da Informação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 4(2), 50–55. https://doi.org/10.51358/id.v4i2.41

Edição

Seção

Iniciação Científica