A compreensão dos movimentos dos leitores em documentos www
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v1i1.2Palavras-chave:
spatial navigation, semantic navigation, landmark, route and survey knowledgeResumo
Este estudo objetiva identificar os movimentos dos leitores no espaço virtual e, para tanto, está estruturado como sendo uma viagem através do ambiente da Rede Mundial de computadores (www). A World Wide Web é formada pela representação de elementos gráficos, de navegação e organizacionais, métodos de movimentação de leitores dentro de um documento da Rede e os modelos mentais que os leitores desenvolvem enquanto navegam no ambiente da Web. O conhecimento que se tem sobre navegação em espaço físico serve como modelo teórico no estudo dos movimentos dos leitores em ambientes da Rede. As etapas de obtenção de conhecimento virtual (marco/rota/exploração) são examinadas e testadas e os resultados sugerem que quando os leitores interagem com documentos da Rede, eles associam os elementos gráficos a marcos. Leitores criam uma rota de conhecimento de documentos conhecidos e, conforme testes realizados, eles parecem não desenvolver conhecimento exploratório ou mapas cognitivos. E, por fim, o autor sugere que navegar por documentos da Rede deveria ser considerado como sendo uma navegação semântica e não uma navegação virtual. Neste trabalho, o autor apenas descreve os estudos conduzidos na tentativa de se descobrir se leitores desenvolvem ou não conhecimento de rotas e exploratório em conhecidos documentos www.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)