Design para construção e avaliação de objetos de aprendizagem mediados pela internet

Autores

  • Cristina Portugal [PUC/Rio]
  • Rita M. de S. Couto [PUC/Rio]

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.23

Palavras-chave:

design, educação a distância, tecnologia

Resumo

Este artigo é uma síntese de uma pesquisa que resultou na elaboração de um guia para análise de design de
interface à luz do Design, da IHC e da Pedagogia, com o objetivo de realizar uma avaliação de aspectos de
usabilidade em ambiente de aprendizagem a distância. Esta investigação analisa a atuação do designer
como potencializador da informação e da comunicação nos ambientes de aprendizagem mediados pela
internet. Com tais procedimentos visa-se o desenvolvimento de interfaces centradas no usuário e a melhoria
dos padrões de ambientes educacionais, tornando o aprendizado a distância mais produtivo e interativo. Para
a validação do guia, objeto da presente estudo, foi utilizado o ambiente ‘Oficina Projeto Didático’, que é
oferecida pela CCEAD, Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio.

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Biografia do Autor

Cristina Portugal, [PUC/Rio]

Cristina Portugal, é Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC-Rio, Curso
de especialização em Graphic Design pela U C Berkeley Extension – EUA. Diretora da empresa
Sinapse Tecnologia Educacional.

Rita M. de S. Couto, [PUC/Rio]

Rita Maria de Souza Couto, é Bacharel em Design, Dra. em Educação, leciona no Departamento
de Artes & Design/PUC-Rio, na graduação e pós-graduação. Presta consultorias para órgãos
governamentais, tendo sido, por dois anos, Presidente da Comissão de Especialistas de Ensino de
Design, SESu/MEC. Seus interesses de pesquisa são: pedagogia do Design, criatividade e
interdisciplinaridade.

Publicado

2010-09-17

Como Citar

Portugal, C., & Couto, R. M. de S. (2010). Design para construção e avaliação de objetos de aprendizagem mediados pela internet. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 3(1/2), 24–32. https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.23

Edição

Seção

Artigos