Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: proposta de um modelo de design para todos, baseado numa solução mobile

Autores

  • Joana Pimparel Mineiro Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Leiria
  • Ana Margarida Almeida Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Catarina Lélis Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i1.350

Palavras-chave:

acessibilidade, cegos, cartazes, espaço urbano, design para todos, soluções mobile

Resumo

O presente artigo apresenta uma investigação em curso cujo principal propósito é explorar a área da acessibilidade a pessoas cegas, procurando compreender como um cego consegue “ver” um cartaz de rua. Pretende-se conhecer e estudar como estes indivíduos interagem com o espaço urbano e compreender quais as melhores estratégias e paradigmas de interação a utilizar neste contexto. A principal finalidade é, pois, contribuir para a construção de um espaço urbano mais acessível, como forma de proporcionar a divulgação e a inclusão de todos. Assim, de forma a analisar e validar estas melhores estratégias, foi construído um protótipo, baseado numa solução mobile, em que a sua função é, sem dúvida, o ponto-chave e dominante neste processo. Nas diferentes secções do artigo apresentamos o enquadramento desta temática, o processo de desenvolvimento do referido protótipo assim como a metodologia utilizada durante o seu desenvolvimento e as conclusões perante a observação dos dados recolhidos no sistema adotado.

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Biografia do Autor

Joana Pimparel Mineiro, Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Leiria

Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro / Instituto Politécnico de Leiria

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Publicado

2015-08-24

Como Citar

Mineiro, J. P., Almeida, A. M., & Lélis, C. (2015). Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: proposta de um modelo de design para todos, baseado numa solução mobile. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(1), 143–156. https://doi.org/10.51358/id.v12i1.350

Edição

Seção

Iniciação Científica