Identificando atividades de design na educação básica por meio do método Card Analysing

Authors

  • Aline Dayanna Bertoldi Faber Ludens
  • Monica Cristina Possel Faber Ludens
  • Rafael Citadella Daron Faber Ludens
  • Renato da Cunha Tardin Costa UFPR
  • Silvana Borba Univille

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.153

Keywords:

educação através do design, atividades de design, card analysing

Abstract

Habilidades relacionadas ao processo de design – como observação, desenho, criação, prototipação, entre outras – são importantes para todos os cidadãos no contexto da sociedade criativa. O objetivo deste estudo foi analisar como estas habilidades estão sendo ensinadas pelos professores e assimiladas pelos alunos de escolas de ensino médio e fundamental. As atividades de design foram identificadas por meio do Card Analysing, método de pesquisa desenvolvido pelos autores. Como resultado da análise, observou-se um uso inconsciente e ainda básico destas atividades nas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Dayanna Bertoldi, Faber Ludens

 

Especialista em Design de Interação, Instituto Faber-Ludens; Bacharel em Projeto de Produto, Univille; Técnica em Desenvolvimento de Produtos pela ETT.

 

Monica Cristina Possel, Faber Ludens

Especialista em Design de Interação, Instituto Faber-Ludens; Bacharel em Design com habilitação em Programação Visual, Univille.

Rafael Citadella Daron, Faber Ludens

Especializando em Design de Interação, Instituto Faber-Ludens; Bacharel em Sistemas de Informação, Unisep.

Renato da Cunha Tardin Costa, UFPR

Mestrando em Design, UFPR; Especialista em Ergodesign e Avaliação de Interfaces, Puc-Rio; Bacharel em Desenho Industrial, Esdi/Uerj.

Silvana Borba, Univille

 Bacharel em Projeto de Produto, Univille.

Published

2013-05-07

How to Cite

Bertoldi, A. D., Possel, M. C., Daron, R. C., Costa, R. da C. T., & Borba, S. (2013). Identificando atividades de design na educação básica por meio do método Card Analysing. InfoDesign - Journal of Information Design, 8(3), 34–43. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.153

Issue

Section

Articles