Diretrizes de Apoio à Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis

Authors

  • Claudia Mara Scudelari de Macedo PUC-PR UFPR UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i2.193

Keywords:

educação on line, objeto de aprendizagem, acessibilidade, educação inclusiva

Abstract

Este artigo apresenta o processo de obtenção de um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis, para orientar e apoiar os professores na elaboração de materiais didáticos digitais com características e funções de acessibilidade. Estas diretrizes possuem abordagem neutra no que se refere às teorias educacionais e de design instrucional. Foram testadas por professores que utilizam e desenvolvem conteúdos para aprendizagem on-line. A pesquisa que conduziu o desenvolvimento deste trabalho foi de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e fundamentada na análise e na convergência dos "Princípios de Design Universal", com as "Recomendações de Criação de Conteúdo Acessível para web" do World Wide Web Consortium (W3C) e com as "Melhores Práticas para Produção de Aplicativos e de Conteúdo Acessível" apresentadas nas guias do Instructional Management Systems (IMS). A amostra estabelecida para teste foi intencional e determinada a partir dos critérios de inclusão e exclusão, composta por professores colaboradores, atuantes no ensino superior, de diferentes áreas do conhecimento. As diretrizes criadas foram disponibilizadas a estes professores para que elaborassem materiais didáticos acessíveis. Para auxiliá-los na tarefa e na busca da unidade de apresentação para avaliação da aplicabilidade das diretrizes, foi desenvolvido um guia para criação de objeto de aprendizagem. Deste teste, observou-se que as diretrizes propostas foram eficientes no auxílio aos professores no desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis, em suas respectivas áreas de conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Claudia Mara Scudelari de Macedo, PUC-PR UFPR UFSC

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - docente -Escola de Arquitetura e Design e Politécnica.

Universidade Federal do Paraná - PPGDesign - Professora colaboradora.

Universidade Federal de Santa Catarina - EGC - aluna de pós-doutorado.

Published

2013-12-14

How to Cite

Macedo, C. M. S. de. (2013). Diretrizes de Apoio à Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. InfoDesign - Journal of Information Design, 10(2), 123–136. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.193

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.