Design da leitura: uma questão de conduta

Autores

  • Jackeline Lima Farbiarz [PUC/Rio]
  • Alexandre Farbiarz [PUC/Rio]

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.21

Palavras-chave:

design da leitura, educação, material didático-paradidático

Resumo

O Design, enquanto campo de vocação interdisciplinar, pressupõe a existência de unidades formadoras
voltadas para o conhecimento e a reflexão acerca de diferentes áreas de atuação. O designer, por este viés,
assume a responsabilidade de mais do que conhecer as diretrizes específicas de sua formação, conhecer,
observar e participar de áreas de conhecimento diferentes da sua para, só então, intervir. Em alguns
momentos, contudo, a estrutura do mercado inviabiliza uma intervenção consistente por parte do designer, ou
seja, uma intervenção calcada tanto nas diretrizes específicas de sua formação quanto na realidade do
campo em que sua ação está sendo solicitada. Em outros momentos, o próprio designer tem um
conhecimento limitado do campo em que irá intervir, o que pode acarretar em uma intervenção aquém das
possibilidades e/ou contribuir para a manutenção de preconceitos sociais. O propósito deste artigo é discutir a
atuação do designer no campo da Educação, analisando a sua contribuição na elaboração de material
didático e paradidático voltado para a temática da leitura. Enfatiza-se neste artigo o duplo papel de formaçãoinformação
do designer que ora por impossibilidade ora por desconhecimento pode vir a gerar preconceitodesinformação.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline Lima Farbiarz, [PUC/Rio]

Jackeline Lima Farbiarz é doutora em Educação e Linguagem pela USP, Mestre em Letras pela
PUC-Rio. Professora do Departamento de Letras da PUC-Rio. Supervisora de Pesquisa do Núcleo
de Estudos do Design do Livro, vinculado ao Laboratório de Comunicação do Programa de Pósgraduação
do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.

Alexandre Farbiarz, [PUC/Rio]

Alexandre Farbiarz é doutorando em Design pela PUC-Rio; Mestre em Educação e Linguagem
pela USP e em Design pela PUC-Rio; Professor do curso de Comunicação Social da UFF,
Supervisor Administrativo do Núcleo de Estudos do Design do Livro, vinculado ao Programa de
Pós-graduação do Departamento de Artes & Design PUC-Rio.

Publicado

2010-09-17

Como Citar

Farbiarz, J. L., & Farbiarz, A. (2010). Design da leitura: uma questão de conduta. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 3(1/2), 10–15. https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.21

Edição

Seção

Artigos