Design da leitura: uma questão de conduta
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.21Palavras-chave:
design da leitura, educação, material didático-paradidáticoResumo
O Design, enquanto campo de vocação interdisciplinar, pressupõe a existência de unidades formadorasvoltadas para o conhecimento e a reflexão acerca de diferentes áreas de atuação. O designer, por este viés,
assume a responsabilidade de mais do que conhecer as diretrizes específicas de sua formação, conhecer,
observar e participar de áreas de conhecimento diferentes da sua para, só então, intervir. Em alguns
momentos, contudo, a estrutura do mercado inviabiliza uma intervenção consistente por parte do designer, ou
seja, uma intervenção calcada tanto nas diretrizes específicas de sua formação quanto na realidade do
campo em que sua ação está sendo solicitada. Em outros momentos, o próprio designer tem um
conhecimento limitado do campo em que irá intervir, o que pode acarretar em uma intervenção aquém das
possibilidades e/ou contribuir para a manutenção de preconceitos sociais. O propósito deste artigo é discutir a
atuação do designer no campo da Educação, analisando a sua contribuição na elaboração de material
didático e paradidático voltado para a temática da leitura. Enfatiza-se neste artigo o duplo papel de formaçãoinformação
do designer que ora por impossibilidade ora por desconhecimento pode vir a gerar preconceitodesinformação.
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Publicado
2010-09-17
Como Citar
Farbiarz, J. L., & Farbiarz, A. (2010). Design da leitura: uma questão de conduta. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 3(1/2), 10–15. https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.21
Edição
Seção
Artigos
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