Formatos digitais de publicação científica em acesso aberto: uma análise à luz do design da informação | Digital formats of open access scientific publication: an information design analysis
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v14i2.595Keywords:
Acesso aberto, publicação científica, formato digital, design da informaçãoAbstract
A paisagem global da publicação científica contemporânea se caracteriza pela existência de periódicos de acesso aberto que disponibilizam resultados de pesquisas científicas de maneira gratuita e irrestrita, por meio de variados formatos de arquivo digital. Diante da multiplicidade de dispositivos de acesso, a publicação multiformato se mostra uma necessidade e evidencia a importância de um design da informação adequado, visto que a forma de apresentação da mensagem influencia na sua percepção. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo analisar o design da informação em diferentes formatos digitais de publicação científica em acesso aberto. Para tal, realizou-se uma análise qualitativa de um artigo científico em três formatos de arquivo digital: PDF, HTML e ePUB. Tal procedimento deu-se a partir dos princípios do design da informação trazidos por Lipton (2007). Como resultado, observou-se que o formato PDF apresentou problemas de legibilidade, comprometendo o princípio da clareza. Além disso, nos formatos HTML e ePUB foram identificadas fragilidades no princípio da hierarquia. Por outro lado, destaca-se a conformidade dos princípios de hierarquia e segmentação no formato PDF, a conformidade com o princípio do equilíbrio e fluxo de leitura no arquivo HTML e o atendimento ao princípio da clareza na versão ePUB.
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The global landscape of contemporary scientific publication is characterized by the existence of open access journals that provide results of scientific research in a free and unrestricted manner, through various formats of digital files. Given the multiplicity of access devices, multi-format publication is needed and highlights the importance of adequate information design, as the form of the message influences its perception. In this context, this study aims to analyse the information design in different digital formats of scientific publishing in open access. To this end, a qualitative analysis of a scientific paper in three digital file formats, PDF, HTML and EPUB, was carried out. This procedure took place from the principles of information design brought by Lipton (2007). As result, it was observed that the PDF format presented legibility problems, compromising the principle of clarity. Moreover, in HTML and EPUB formats weaknesses were identified in the principle of hierarchy. On the other hand, there was compliance with the principles of hierarchy and segmentation in PDF format, compliance with the principle of balance and eye flow in the HTML file and the conformity of the principle of clarity in the ePUB version.
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