Representação Gráfica: uma abordagem crítica sobre as teorias de representação e percepção de Gombrich e Arnheim no contexto do design gráfico | Graphic representation: A critical approach about the theories of representation and perception of Gombrich and Arnheim in the context of graphic design

Autores

  • Estêvão Lucas Eler Chromiec UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Marcos Namba Beccari UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v16i1.657

Palavras-chave:

representação gráfica, percepção visual, design gráfico

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar criticamente duas teorias de representação no contexto do design gráfico: a teoria da percepção visual de Rudolph Arnheim e a teoria da ilusão de Ernst Hans Gombrich. A abordagem crítica adotada é a pós-estruturalista, que busca revisar os discursos tornando claros os pressupostos neutros, enunciados como naturais e universais. Para tal, apresentamos alguns conceitos da crítica pós-estruturalista, e então revisamos as bases teóricas dos autores citados. Essa revisão sustenta a proposição de um quadro comparativo que explicita os pressupostos neutros presentes nos autores pesquisados. Dessa forma, o artigo busca contribuir com as reflexões críticas a respeito das teorias de representação e percepção no design gráfico.

*****

The purpose of this article is to critically evaluate two theories of representation in the field of graphic design: the theory of visual perception by Rudolf Arnheim and the theory of illusion by Ernst Hans Gombrich. The critical approach chosen is the post-structuralism, that revises the discourses making clear to understand the universal and natural assumptions. For this, we go deeper into the base concepts of post-structuralism critique and, then, in the theoretical bases of the authors reviewed. This approach culminates in the proposition of a comparative framework that explains more clearly the universal assumptions in the selected authors. In this way, this article intends to contribute with reflections to the theories of representation and perception in the graphic design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estêvão Lucas Eler Chromiec, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Design de Sistemas de Informação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Graduado em Desenho Industrial - Programação Visual pela escola de arquitetura e design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Interessa-se por Desenho, Design e Desenvolvimento Visual para Entretenimento, Artes, Filosofia e História da Visualidade.

Marcos Namba Beccari, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Design Gráfico e Mestre em Design, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto do Depto. de Design UFPR e Professor Permanente do PPG-Design UFPR. Pesquisador nos grupos: NAVIS - Núcleo de Artes Visuais (UFPR), GEIFEC - Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura (USP), Lab_Arte - Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura (USP). Autor do livro "Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design" (2ab, 2016), co-autor do livro "Existe design? Indagações filosóficas em três vozes" (2ab, 2013), organizador dos livros "Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias" (FEUSP, 2017) e "O mito de Frankenstein: imaginário & educação" (FEUSP, 2018). Coordenador do site Não Obstante e colunista fixo da revista abcDesign. Influenciado principalmente pela filosofia de Nietzsche, dedica-se a pesquisar Filosofia Contemporânea, Crítica e Filosofia do Design, Estética, Estudos do Discurso e da Visualidade.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Chromiec, E. L. E., & Beccari, M. N. (2019). Representação Gráfica: uma abordagem crítica sobre as teorias de representação e percepção de Gombrich e Arnheim no contexto do design gráfico | Graphic representation: A critical approach about the theories of representation and perception of Gombrich and Arnheim in the context of graphic design. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 16(1), 1–15. https://doi.org/10.51358/id.v16i1.657

Edição

Seção

Artigos