Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v6i1.66Palavras-chave:
Material didático, Geometria Descritiva, design participativoResumo
O presente estudo tem como objetivo desenvolver, através de uma abordagem de design participativo, material didático instrucional para o ensino de GD, particularmente voltado a alunos de cursos de Design.Para tal, realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria Descritiva, enfocando principalmente o papel das representações gráficas no aprendizado dos conceitos e princípios desse domínio. A produção do material didático ocorreu no contexto da própria disciplina de GD, ou seja, os próprios alunos, orientados pelo professor, realizaram anotações e propuseram sugestões do que poderia ser
melhorado no material. Sendo o material desenvolvido mais dinâmico, os alunos sentiram-se estimulados e, consequentemente, mais motivados para o estudo de GD. Observou-se uma ampliação do diálogo discentediscente,
assim como discente-docente sobre a disciplina, surgindo frequentemente propostas de melhoramento. Essas propostas vêm sendo discutidas, dentre as quais destaca-se a criação de artefatos concretos, demonstrando aspectos básicos da disciplina. O material reformulado continua sendo utilizado pelas turmas subseqüentes de Geometria Descritiva, assim como referência para outras disciplinas relacionadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pece, C. A. Z., Padovani, S., Mafioletti, D., Galeb, A. C. M., & Paranhos, P. S. da R. (2010). Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.66
Edição
Seção
Artigos
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)