Um estudo comparativo entre a Fundição de Typos Henrique Rosa e a Funtimod | A comparative study between Henrique Rosa Type Foundry and Funtimod
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v16i3.763Palavras-chave:
tipografia, fundição de tipos, tipos móveis de metal, caracteres tipográficosResumo
A partir do começo do século 19, o Brasil abrigou fundições tipográficas habilitadas a manufaturar ou comercializar todo tipo de material utilizado nas oficinas tipográficas, entre elas encontra-se a Fundição de Typos Henrique Rosa, do Rio de Janeiro, e Funtimod – Fundição de Tipos Modernos, de São Paulo. Recentemente, as duas autoras deste artigo desenvolveram pesquisas com foco na firma carioca. Enquanto Edna Lucia Cunha Lima estava interessada na narrativa da família Rosa, Isabella Ribeiro Aragão intencionava responder questões comerciais, levantadas durante sua pesquisa doutoral sobre a Funtimod. Este artigo, portanto, visa contribuir com a história da tipografia no Brasil por meio da relação dos resultados dos estudos realizados, respectivamente, no Rio de Janeiro e Recife.
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Since the beginning of the 19th century, Brazil has housed type foundries qualified to manufacture or commercialize all types of material used at printing workshops, among them the Fundição de Typos Henrique Rosa, from Rio de Janeiro, and Funtimod – Fundição de Tipos Modernos, from São Paulo. Recently, the two authors of this paper have developed researches with interest in the carioca firm. While Edna Lucia Cunha Lima was interested in the story of the Rosa family, Isabella Ribeiro Aragão intended to answer commercial questions raised during her doctoral research on Funtimod. This paper, therefore, aims to contribute to the history of typography in Brazil by the results of the studies carried out, respectively, in Rio de Janeiro and Recife.
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