Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas

Authors

  • Aléxia Carvalho Brasil UFC
  • Claudia Teixeira Marinho UFC
  • Daniel Ribeiro Cardoso UFC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i3.138

Keywords:

metodologia, ensino, projeto, criação

Abstract

A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau – lógica das ações – e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aléxia Carvalho Brasil, UFC

Universidade Federal do Ceará, Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUCSP, desenvolve pesquisa sobre representação e ensino de projeto, no design e na arquitetura, atua nas áreas do design gráfico e das artes visuais, com publicações em anais de importantes congressos sobre arte e design (ANPAP e P&D) e participação de desenvolvimento de projetos editoriais relacionados a arte e cultura visual.

Claudia Teixeira Marinho, UFC

Universidade Federal do Ceará. Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre os processos de criação na arte e no design, desenvolve pesquisa os processos de criação na arte e no design, com publicações em importantes periódicos da área do design (Revista Estudos em Design, Revista Triades), em capítulos de livros e anais de congresso, sobre temas relacionados a arte e design.

Daniel Ribeiro Cardoso, UFC

Universidade Federal do Ceará. Doutor em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, arquiteto, desenvolve pesquisa em novas tecnologias e processos contemporâneos de projeto, na linha de percepção e representação, com publicações em periódicos e anais, relacionados ás áreas da representação e arquitetura.

Published

2013-05-07

How to Cite

Brasil, A. C., Marinho, C. T., & Cardoso, D. R. (2013). Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design, 9(3), 189–200. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.138

Issue

Section

Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.