É possível aperfeiçoar nosso pensamento visual? Uma experiência didática em graduação de Design | Is it possible to improve our visual thinking? A didactic experience in Graphic Design undergraduate degree
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v17i3.842Palabras clave:
pensamento visual, representação gráfica, rgs, visualização da informaçãoResumen
A temática do pensamento visual tem tido destaque nos últimos anos e vasto referencial bibliográfico relacionado ao assunto tem sido publicado, no intuito de promover o tema a áreas diversas, para além do Design. Estudantes de graduação em Design Gráfico têm acesso ao longo do curso a diversas disciplinas que trabalham com linguagem visual e são estimulados a trabalhar com soluções gráfico-informacionais. Entretanto, o pensamento visual não tem sido explorado em currículos de Design Gráfico brasileiros como proposta metacognitiva para aperfeiçoar o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos relacionados ao Design e à visualização da informação. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta didática para o desenvolvimento do pensamento visual, dentro de uma disciplina optativa que vem sendo ministrada já há cerca de 3 anos no curso de Design Gráfico da UFPR.
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The topic of visual thinking has been on the spotlight in recent years. A vast bibliographic reference related to the subject has been published, in order to promote it to different areas, beyond Design. Design undergraduate students have access throughout their degree to various courses that work with visual language and are encouraged to work with graphic-informational solutions. However, visual thinking has not been explored in Brazilian Graphic Design curricula as a metacognitive proposal to improve the development of individual and collective projects related to Design and the visualization of information. In this sense, this article presents a didactic proposal for the development of visual thinking, within an elective course that has been taught for about 3 years in Graphic Design at the UFPR
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