Filosofia do design instrucional: uma análise meta-teórica sobre método de comparação entre modalidade de mídias
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v8i3.154Palavras-chave:
Metodologia de Design Instrucional, Filosofia do Design, Pós-Positivismo, método de comparação entre modalidade de mídiasResumo
O propósito deste artigo é discutir um dos métodos comparativos mais utilizados em pesquisa de Design Instrucional (Mayer, 2005) sob os pressupostos da intitulada Filosofia do Design (Love, 2000). Iniciando com um breve panorama histórico da pesquisa em design, realizamos uma revisão bibliográfica básica acerca da Filosofia do Design e do Design Instrucional e, por fim, levantamos alguns questionamentos pontuais sobre o método vigente. Partimos da hipótese de que os testes de comparação entre modalidades de mídias (estática e dinâmica) no Design Instrucional podem se tornar meros instrumentos de comprovação inferencial, sendo frequentemente replicados em pesquisas diversas. Este trabalho, contudo, não apresenta uma conclusão definitiva, mas apenas procura sinalizar algumas lacunas e possíveis desdobramentos do método em questão.
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