Dimensões e fatores de aplicação da tipografia em livros digitais | Typography application dimensions and factors in digital books
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v15i1.635Palavras-chave:
tipografia, livro digital, fatores de projetoResumo
A tipografia está presente no desenvolvimento histórico do livro. Responsável por compor textos, esse recurso é considerado elemento essencial no design de publicações. A partir da inserção em meios digitais, as publicações passaram a incluir em seu escopo diversas potencialidade oferecidas pelas mídias digitais. Nesse sentido, percebe-se que o design das publicações digitais depende de um escopo de conhecimentos específicos, diferenciado das publicações impressas. Assim, evidencia-se que a forma de apresentação e configuração dos textos em livros digitais, ou seja, na aplicação da tipografia, requer adaptações. Desta forma, a presente pesquisa teve por objetivo designar os principais fatores de aplicação da tipografia em livros digitais. Para tanto, a pesquisa percorreu quatro fases: revisão de literatura, estudo prospectivo, análise de exemplares e resultados e discussões. Como resultado, chegou-se aos fatores de aplicação da tipografia em livros digitais que visam contribuir no desenvolvimento de projetos deste tipo de artefato. Os fatores foram sistematizados em quatro dimensões, a saber: formal, de composição, técnica e tecnológica. A dimensão formal reúne fatores relacionados à forma das letras, e as composições de palavras, frases e parágrafos de texto. A dimensão de composição trata da hierarquia da informação e da relação do texto com as demais mídias presentes na página. A dimensão técnica aborda fatores específicos das fontes e, por sua vez, a dimensão tecnológica reflete procedimentos e ações da tipografia no contexto digital.
*****
Typography is present in the book’s historical development. Responsible for composing texts, this resource is considered an essential element in the publishing design. With digital medias, the publishing began to include in their scope several potentialities offered by this media. In this sense, it is perceived that the digital publishing design depends on a specific scope of knowledge, different from printed publishing. Thus, is evident that the texts presentation and configuration in digital books, that is, typography application, requires adaptations. In this way, the present research aimed to designate the main typography application factors in digital books. For this, the research covered four phases: literature review, prospective study, analysis of samples, results and discussions. As a result, it reached four dimensions, composed by typography application factors in digital books. These four dimensions aim to contribute in the development digital books design, namely: formal, composition, technical and technological. The formal dimension brings together factors related of letters, and the compositions of words, phrases and paragraphs of text. The composition dimension deals with the information hierarchy and the relationship between text and other media present in page. The technical dimension addresses specific factors about typefaces and, in turn, the technological dimension reflects procedures and actions that involves typography as an interactive element in digital context.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)