Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores

Autores/as

  • Juliane Vargas Nunes UFSC
  • Berenice Santos Gonçalves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.151

Palabras clave:

Design de Hipermídia, avaliação de usabilidade, projeto centrado no usuário, interação

Resumen

O tutor de EAD atua como mediador do processo de aprendizagem a distância. Buscando afirmar esse papel, este artigo apresenta uma avaliação qualitativa relativa ao processo de interação entre usuários/tutores e uma hipermídia para aprendizagem no contexto da EAD. Após a fundamentação teórica, adotou-se o método prospectivo de entrevistas realizadas com tutores presenciais e a distância atuantes em um curso de Letras Espanhol da UAB. As perguntas realizadas nas entrevistas foram originadas por categorias investigação prédefinidas a partir dos seguintes eixos: explicitação dos objetivos de aprendizagem, clareza na apresentação dos conceitos/conteúdos, uso dos recursos midiáticos, legibilidade e consistência na apresentação visual das telas, dentre outros. Tais eixos, também foram utilizados na categorização dos dados levantados. Alguns dos resultados ressaltam a importância da mediação do tutor na reiteração dos objetivos de aprendizagem, a necessidade de manutenção do menu em todas as telas da hipermídia e a inserção de ferramentas de busca. Tal avaliação pretende contribuir com novos projetos no contexto do curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliane Vargas Nunes, UFSC

 

Ms. pelo Pós-Design UFSC: Design de Hipermídia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Design de Hipermídia e usabilidade em aplicativos para dispositivos móveis.

 

Berenice Santos Gonçalves, UFSC

Dra. Professora do curso de Graduação e Pós Graduação em Design da UFSC. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Hipermídia e Multimídia editorial. Participa do Laboratório de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - HIPERLAB/EGR/CCE/UFSC.

Publicado

2013-05-07

Cómo citar

Nunes, J. V., & Gonçalves, B. S. (2013). Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 20–25. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.151

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a