Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v8i3.151Palavras-chave:
Design de Hipermídia, avaliação de usabilidade, projeto centrado no usuário, interaçãoResumo
O tutor de EAD atua como mediador do processo de aprendizagem a distância. Buscando afirmar esse papel, este artigo apresenta uma avaliação qualitativa relativa ao processo de interação entre usuários/tutores e uma hipermídia para aprendizagem no contexto da EAD. Após a fundamentação teórica, adotou-se o método prospectivo de entrevistas realizadas com tutores presenciais e a distância atuantes em um curso de Letras Espanhol da UAB. As perguntas realizadas nas entrevistas foram originadas por categorias investigação prédefinidas a partir dos seguintes eixos: explicitação dos objetivos de aprendizagem, clareza na apresentação dos conceitos/conteúdos, uso dos recursos midiáticos, legibilidade e consistência na apresentação visual das telas, dentre outros. Tais eixos, também foram utilizados na categorização dos dados levantados. Alguns dos resultados ressaltam a importância da mediação do tutor na reiteração dos objetivos de aprendizagem, a necessidade de manutenção do menu em todas as telas da hipermídia e a inserção de ferramentas de busca. Tal avaliação pretende contribuir com novos projetos no contexto do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)