Didactica – Tipografia para livros didáticos infantis

Autores/as

  • Paula Cristina Casarini Senac-SP
  • Priscila Lena Farias Senac-SP / USP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v5i2.56

Palabras clave:

Tipografia, design de livros, universo infantil

Resumen

Este artigo resume os resultados de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo o desenvolvimento de uma tipografia para livros didáticos recomendados para crianças em processo de alfabetização, entre 7 e 8 anos. Supõe-se que o emprego de tal tipografia facilite o processo de leitura para a criança, tornando mais sutil a inclusão de livros didáticos ao seu cotidiano, o que pode resultar em incentivo à prática da leitura. A metodologia envolveu pesquisas sobre alfabetização e livros didáticos infantis, além da análise de outras tipografias desenvolvidas para crianças.
Com base nas pesquisas e análises, foi desenvolvida uma nova fonte, sem serifa, e com características peculiares, apresentada ao longo desse trabalho.

[ Download ]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Cristina Casarini, Senac-SP

Paula Cristina Casarini, Bacharel, Centro Universitário SENAC.
Possui graduação em Design Gráfico pelo Centro Universitário SENAC (Jun/2008). Atualmente é
assistente de arte na Editora Nobel.

Priscila Lena Farias, Senac-SP / USP

Priscila Lena Farias, Doutora, Centro Universitário SENAC e USP.
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design do Senac-SP e professora do curso de
design da FAUUSP. Autora do livro Tipografia Digital (2AB) e de diversos artigos sobre tipografia,
design e semiótica. Organizadora dos livros Fontes Digitais Brasileiras (Rosari) e Advanced Issues
in Cognitive Science and Semiotics (Shaker Verlag).

Cómo citar

Casarini, P. C., & Farias, P. L. (2010). Didactica – Tipografia para livros didáticos infantis. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(2), 63–71. https://doi.org/10.51358/id.v5i2.56

Número

Sección

Iniciação Científica

Artículos más leídos del mismo autor/a