Design da informação e competência em informação: relações possíveis | Information design and information literacy: possible relationships
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v14i1.500Palavras-chave:
design da informação, competência em informação, relaçõesResumo
Em uma sociedade baseada na informação, onde tanto a falta quanto o excesso desta podem representar fatores de exclusão, tornar-se competente em informação se mostra essencial. Ou seja, é preciso saber identificar a necessidade informacional, avaliar e utilizar a informação recuperada. Nesse processo, o design da informação pode ter um papel relevante, pois lida diretamente com a organização e a apresentação desta. Diante dessa associação, este artigo tem por objetivo identificar a contribuição do design da informação para a competência em informação. Dessa forma, revisa-se o conceito de competência em informação, bem como seus níveis e dimensões. Posteriormente, busca-se compreender as diferentes atribuições do design da informação e como estas se relacionam com o desenvolvimento de habilidades informacionais, considerando os componentes deste processo: acesso, avaliação e uso. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, seguida da sistematização de uma possível relação entre os dois campos, apresentada na forma de um diagrama. Ao final, conclui-se que o design da informação pode contribuir para a competência em informação à medida que permite minimamente o acesso eficiente e eficaz, por meio do reconhecimento claro da informação, além de sua estruturação e organização adequadas; colabora para a compreensão correta da informação, evitando ruídos na mensagem e inconformidades nos princípios do design da informação; e conduz à aplicação apropriada da informação, permitindo sua apreensão e comunicação corretas.
In an information-based society, where both the lack and the excess of this resource may represent exclusion factors, to become information literate proves essential. That is, one must know how to identify the informational need, evaluate and use the information found. In the process, information design may have an important role because it deals directly with the organization and presentation of information. Given this association, this article aims to identify the contribution of information design for information literacy. Thus, the concept of information literacy is revised as well as its levels and dimensions. Later, we seek to understand the different information design attributions and how they are related to the development of information literacy, considering the components of this process: access, evaluation and use. To that, a literature research was performed, followed by the systematization of a possible relationship between these two fields, presented as a diagram. At the end, it is concluded that information design can contribute to information literacy as it minimally allows efficient and effective access through clear information recognition, as well as its proper structuring and organization; collaborates to the correct understanding of the information, avoiding noises in the message and nonconformities in the principles of the information design; leads to the proper application of information, allowing its correct learning and communication.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)