No caminho das setas: a produção de instrução ilustrada para crianças e as possibilidades de interpretação

Authors

  • Rafaella Lopes P. Peres UFPE - Brasil
  • Silvio Barreto Campello UFPE - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i1.168

Keywords:

Ilustração instrucional, representação gráfica, interpretação infantil

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão no âmbito das instruções ilustradas para crianças, considerando questões de interpretação de representações gráficas e do uso que fazem de instruções sequenciais. Descreve parte inicial de uma pesquisa de doutorado, com experimentos de observação de alunos da Educação Infantil. O artigo busca entender como as crianças lidam com a representação pictórica: quais seus níveis de familiaridade, e quais as principais dificuldades de compreensão. Aponta como resultado principal o fato de que as crianças são capazes de decodificar significativamente a linguagem visual gráfica e possuem grande interesse por instruções ilustradas. Além da importância em estar atento às necessidades do usuário e suas atitudes ante a representação proporcionada para transmitir informação útil e significativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-09-10

How to Cite

Peres, R. L. P., & Campello, S. B. (2013). No caminho das setas: a produção de instrução ilustrada para crianças e as possibilidades de interpretação. InfoDesign - Journal of Information Design, 10(1), 84–97. https://doi.org/10.51358/id.v10i1.168

Issue

Section

Articles