Modelagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem inclusivo: uso de Mapas Conceituais

Autores

  • Marilia Abrahão Amaral UTFPR
  • Silvia Regina P. Quevedo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i2.187

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, mapa conceitual, Moodle

Resumo

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) estão modificando as antigas formas de ensinar e aprender porém, não privilegiam a educação para todos e sem barreiras. Com o intuito de contribuir com a educação à distância (EAD) inclusiva, este artigo aborda a aprendizagem do deficiente visual, delimita seu perfil e apresenta as modificações realizadas na plataforma Moodle. A metodologia, utilizada para este trabalho foi a revisão bibliográfica, que concentrou sua busca a partir da criação de um modelo contextual, baseado em mapas conceituais, para a definição do perfil do usuário deficiente visual, considerando suas características, necessidades e expectativas. Posteriormente foram definidos os mapas do domínio de conhecimento e proposto o modelo de adaptação do conteúdo inclusivo. No prosseguimento, foi desenvolvida pesquisa aplicada na plataforma Moodle, visando apoiar o processo de ensino-aprendizagem para os deficientes visuais.

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Biografia do Autor

Marilia Abrahão Amaral, UTFPR

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Publicado

2013-12-14

Como Citar

Amaral, M. A., & Quevedo, S. R. P. (2013). Modelagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem inclusivo: uso de Mapas Conceituais. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 137–156. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.187

Edição

Seção

Artigos