No caminho das setas: a produção de instrução ilustrada para crianças e as possibilidades de interpretação

Autores

  • Rafaella Lopes P. Peres UFPE - Brasil
  • Silvio Barreto Campello UFPE - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i1.168

Palavras-chave:

Ilustração instrucional, representação gráfica, interpretação infantil

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão no âmbito das instruções ilustradas para crianças, considerando questões de interpretação de representações gráficas e do uso que fazem de instruções sequenciais. Descreve parte inicial de uma pesquisa de doutorado, com experimentos de observação de alunos da Educação Infantil. O artigo busca entender como as crianças lidam com a representação pictórica: quais seus níveis de familiaridade, e quais as principais dificuldades de compreensão. Aponta como resultado principal o fato de que as crianças são capazes de decodificar significativamente a linguagem visual gráfica e possuem grande interesse por instruções ilustradas. Além da importância em estar atento às necessidades do usuário e suas atitudes ante a representação proporcionada para transmitir informação útil e significativa.

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Publicado

2013-09-10

Como Citar

Peres, R. L. P., & Campello, S. B. (2013). No caminho das setas: a produção de instrução ilustrada para crianças e as possibilidades de interpretação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(1), 84–97. https://doi.org/10.51358/id.v10i1.168

Edição

Seção

Artigos