Diretrizes de Apoio à Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v10i2.193Palavras-chave:
educação on line, objeto de aprendizagem, acessibilidade, educação inclusivaResumo
Este artigo apresenta o processo de obtenção de um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis, para orientar e apoiar os professores na elaboração de materiais didáticos digitais com características e funções de acessibilidade. Estas diretrizes possuem abordagem neutra no que se refere às teorias educacionais e de design instrucional. Foram testadas por professores que utilizam e desenvolvem conteúdos para aprendizagem on-line. A pesquisa que conduziu o desenvolvimento deste trabalho foi de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e fundamentada na análise e na convergência dos "Princípios de Design Universal", com as "Recomendações de Criação de Conteúdo Acessível para web" do World Wide Web Consortium (W3C) e com as "Melhores Práticas para Produção de Aplicativos e de Conteúdo Acessível" apresentadas nas guias do Instructional Management Systems (IMS). A amostra estabelecida para teste foi intencional e determinada a partir dos critérios de inclusão e exclusão, composta por professores colaboradores, atuantes no ensino superior, de diferentes áreas do conhecimento. As diretrizes criadas foram disponibilizadas a estes professores para que elaborassem materiais didáticos acessíveis. Para auxiliá-los na tarefa e na busca da unidade de apresentação para avaliação da aplicabilidade das diretrizes, foi desenvolvido um guia para criação de objeto de aprendizagem. Deste teste, observou-se que as diretrizes propostas foram eficientes no auxílio aos professores no desenvolvimento de objetos de aprendizagem acessíveis, em suas respectivas áreas de conhecimento.Downloads
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Publicado
2013-12-14
Como Citar
Macedo, C. M. S. de. (2013). Diretrizes de Apoio à Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 123–136. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.193
Edição
Seção
Artigos
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