Prevenção às DST/Aids: design da informação para promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v11i1.242Palabras clave:
design da informação, DST/Aids, impressos, promoção da saúdeResumen
Este estudo tem como objetivo descrever se a interpretação das mensagens pelos receptores no processo comunicacional em materiais impressos, com a temática de prevenção às DST/Aids, instigam a promoção de comportamentos saudáveis e/ou aquisição de conhecimentos preventivos. Para isso, buscou-se: a) elicitar aspectos relevantes, sob o prisma do design da informação, inerentes ao conteúdo dos informativos; e, b) descrever a eficácia no uso dos elementos dos modos de simbolização da Linguagem Gráfica nas mensagens, na perspectiva dos receptores. Deu-se foco na variável dos ‘efeitos’ causados pelas mensagens nos receptores da informação. Assim, os Grupos Focais foram usados como metodologia para interação com os receptores, por meio de um instrumento que aborda os aspectos relacionados aos impressos. Em termos gerais, com algumas ressalvas, as variáveis para compreensão da operacionalização da relação entre os elementos da Linguagem Gráfica no planejamento e desenvolvimento das peças gráficas, foram abordadas com parcimônia. Possibilitando assim, equilíbrio no uso de seus atributos para cristalização de conhecimentos e adequação de novas condutas pelos receptores frente à prevenção das DST/Aids.Descargas
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Publicado
2014-09-01
Cómo citar
de Freitas, R. F., Waechter, H. da N., & Coutinho, S. G. (2014). Prevenção às DST/Aids: design da informação para promoção da saúde. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 11(1), 64–85. https://doi.org/10.51358/id.v11i1.242
Número
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Artigos
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