Design da informação em bulas de medicamento: análise e classificação da estrutura e apresentação gráfica de seu conteúdo textual

Autores

  • Patricia Lopes Fujita UFPR
  • Carla Galvão Spinillo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v5i3.59

Palavras-chave:

bula de medicamento, estrutura textual, apresentação gráfica

Resumo

Este artigo aborda a bula de medicamento na perspectiva do design da informação. São apresentadas referências teóricas que ratificam a bula como um documento essencial no uso de medicamentos e a necessidade de sua investigação. Foram também abordados os referenciais teóricos sobre a estrutura textual da bula de medicamento em relação à apresentação gráfica de seu conteúdo. Quanto à estrutura, apresentam-se as funções textuais da bula denominadas por Marshall (1984) e sua classificação superestrutural, de acordo com Van Dijk (1992). Sobre a apresentação gráfica, são apresentados e
analisados os aspectos gráficos e deficiências de ordem gráfico informacional do conteúdo que dificultam a leitura e compreensão das bulas de medicamentos.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Lopes Fujita, UFPR

Patricia Lopes Fujita é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design – UFPR

Carla Galvão Spinillo, UFPR

Carla Galvão Spinillo é bolsista produtividade do CNPq, docente da UFPR-Universidade Federal
do Parana, e colaboradora docente PPGDesign da ESDI-UERJ, vice-presidente da International
Visual Literacy Association, EUA e co-editora da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da
Informação. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação nas gestões 2003-
2005 e 2005-2007. Tem expertise em Design da Informação, atuando principalmente nos
seguintes temas: design instrucional e linguagem gráfica.

Como Citar

Fujita, P. L., & Spinillo, C. G. (2010). Design da informação em bulas de medicamento: análise e classificação da estrutura e apresentação gráfica de seu conteúdo textual. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 5(3), 1–12. https://doi.org/10.51358/id.v5i3.59

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>